O Instituto de planejamento e pesquisa para acreditação de serviços de saúde – IPASS – foi fundado em 16 de dezembro de 1996. É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criado especialmente para difundir o programa de qualidade em serviços de saúde. O propósito da sua fundação foi de implantar programa de qualidade na área de saúde, através do processo de Acreditação. Em fevereiro de 1999, o IPASS foi a primeira IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) credenciada a ONA (Organização Nacional de Acreditação).
Promover a melhoria continua dos serviços de saúde, mediante atividades educativas e de avalição dos processos de assistência e gestão, através de sistema de qualidade.
A história do IPASS se inicia quando em meados de 1995, início de 1996, o então secretário de estado de saúde, Armando Raggio, convidou algumas instituições para dar início às discussões sobre o tema Acreditação, no Paraná. Faziam parte desse grupo que se reunia semanalmente para os estudos: SESA/PR, SMS/CTBA, FEHOSPAR, ABEN, FEMIPA, UFPR, CRF, CRM, AMP. APARCIH. Essas reuniões semanais ocorriam na AMP.
Os estudos se iniciaram baseados no Manual de Acreditação para América Latina e Caribe , da OPAS., sob coordenação do Dr. Humberto de Moraes Novaes.
Na época já existiam outros grupos discutindo a acreditação no Brasil, por exemplo, São Paulo e Rio Grande do Sul com os quais tivemos várias interfaces e alguns treinamentos, pois eles já estavam numa fase mais adiantada. Tivemos cursos também com o Dr. Humberto.
O grupo discutia assuntos relativos a qualidade na área de saúde, legislações, avaliação. Trabalhava no desenvolvimento de uma sistemática de acreditação adaptada para o Brasil. Inicialmente imaginava-se que a avaliação seria algo que o Estado realizaria (um programa de acreditação), mas com o decorrer dos trabalhos concluiu-se que o processo deveria ser algo independente.
Os diversos grupos evoluíram de forma diferente. No Paraná aquelas instituições convidadas pelo Armando Raggio, caminharam para a fundação do IPASS (16/12/1996) e elaboração e lançamento de um manual de acreditação próprio. Lembrando que a ONA só foi criada em 01/01/1999. Mesmo anteriormente à ONA já tínhamos acreditado algumas instituições, a primeira foi a clínica de cirurgia plástica chamada Lipoplastic (atual Hospital Lipoplastic). Na sequência foi o Erasto Gaertner.
Com a criação da ONA em 01/06/1999, com o objetivo de normatizar e conduzir o processo no Brasil, o IPASS foi a primeira instituição a ser certificada, quando então abandonamos o nosso manual e passamos a adotar as normas e o Manual Brasileiro de Acreditação. O nosso manual tinha até uma parte com requisitos para Assistência Quimioterápica que o da ONA não tinha.
Desde a primeira edição o corpo técnico do IPASS contribui muito com a ONA, vem daí o reconhecimento do nosso corpo técnico. Tem nome de vários avaliadores nossos em todas as versões. Contribuímos não só com os manuais, mas com a construção do SBA, porque era tudo muito novo. Durante muitos anos tínhamos reuniões técnicas que duravam a tarde toda, imagina! Um trabalheira, tudo obviamente sem receber! As instituições fundadoras nunca contribuíram financeiramente com o IPASS, mas disponibilizavam nossa mão de obra. O que na época, foi essencial. Somente a Ivete (a primeira presidente) foi cedida pela SESA para desempenhar suas funções no IPASS, o que viabilizou sua manutenção. Após a criação, a FEHOSPAR passou a abrigar a sede do IPASS.
Alguns nomes daqueles primórdios, alguns continuaram e se tornaram avaliadores, outros só participaram das discussões, do trabalho inicial, ajudaram a elaborar requisitos:
-Ivete Jaworski Wazur
-Olga Laura Peterlini
-Hildecy Ualmira Schwaemmle
-Lúcia Neidert
-Luci Angélica da Silva Marques
-Ana Lúcia Gabínio
-Christiane Mara França Biasi
-João Vicente Vitola
-José Carlos Gasparin Pereira
-Lilian Deisy Marques Woiski
-Mara Rúbia Machado
-Maria Crisitina Sousa Grolli
-Maria Edutânia Skroski Castro
-Pedro André Kovacs
-Tânia Giselei Lara
-Vânia Maria Salvi Andrzejevski
-Moacir Pires Ramos
Escrito por Valéria Filomena, Secretária que lavrou a Ata de fundação do IPASS, Avaliadora Líder Ativa na ONA e membro da Diretoria 2022 - 2024